sábado, 10 de outubro de 2009

Schoenstatt em Valldoreix




Quem não sabia fica a saber que há um Santuário de Nossa Senhora de Schoenstatt aqui em Barcelona. Não é bem no centro, é a 30kms numa terra chamada Valldoreix. E para nossa grande sorte é entre a nossa universidade e Barcelona. Por isso dá perfeitamente para ir lá num instante antes ou depois das aulas.
Na terça-feira nós temos aulas de manhã e depois só temos uma aula às sete e meia. Quando acabámos as aulas , almoçámos, dormimos a siesta deitadas na relva do jardim da autónoma (sim, sim, leram bem... e éramos duas no meio de mil!!!) e depois metemo-nos no comboio. Saíndo em Valldoreix, apanha-se um autocarro, andam-se mais 10 minutos a pé e está-se no Santuário.

Passa-se o portão e tem-se um jardim muito arranjado, o santuário e uma casa de acolhimento bem grandota. O jardim é amoroso...tem flores e relva. Uma imagem de Nossa Senhora de Schoenstatt com um banco de jardim à frente, que está à sombra de uma árvore. Não se ouve muito barulho, só passarinhos, e muito de vez em quando um carro. Valldoreix é uma terrazinha calma. O santúário por fora é todo branco, não tem a hera que o de Lisboa tem. Por dentro, é praticamente igual, mas parece mais amplo....ainda não percebemos porquê. Entrámos e estavam duas irmãs a rezar. Ficámos ali um bocadinho. Senti-me em Lisboa...

Depois fomos bater à porta da casa de acolhimento para dar um oi lol. Recebeu-nos a irmã Maria del Mar, amorosa! Que chamou a outra irmã (são só duas), a irmã Ana Tereza, que apareceu com o ar mais feliz do mundo a dizer muitas vezes "muy bien!!!". Conversámos um bocadinho, explicou-nos que há dois grupos de universitárias, mas que não há muitos jovens ali. Disse-nos para irmos à missa no domingo lá para conhecermos as universitárias e que nós podíamos ir a encontros que organizassem. Disse-nos também que todas as quartas há uma missa para universitários às duas e tal na universidade de barcelona (que é mesmo em barcelona); é uma hora e dia óptimos, porque à quarta só começamos as aulas às seis! Mostrou-se muito disponível para nós! Mostrou-nos mais ou menos a casa e disse para nós estudarmos lá e irmos lá quando quiséssemos, para lancharmos lá quando quisessemos, que tínhamos cola cao e bolos!! Que aquela era a nossa casa! E nós como boas tugas, somos bem capazes de aceitar!!! Depois no meio da conversa disse-nos que conhecia uma Nena de Lisboa das missões. Chegámos à conclusão de que era a Madalena Rocha e Melo, e mais uma vez se confirma que o mundo é um penico!


Foi óptimo termos ido lá, tanto a Marta como eu adorámos!! E é sempre um cheirinho de casa... vamos à missa lá amanhã e penso que vamos tentar ir lá uma vez por semana. Basta querermos!



Um grande beijinho a todos,

Isabel

Sem comentários:

Enviar um comentário